sábado, 26 de abril de 2008

Samba ao nascer-do-sol


Acordar as 5:30 para ir a licenciatura do outro lado da cidade pode ter suas vantagens...
.
"o meu samba vai curar teu abandono
meu samba vai te acordar do sono
meu samba não quer ver você tão triste
meu samba vai curar a dor que existe"
.
(Rodrigo Bittencourt) do CD "Samba Meu", de Maria Rita.
.
O nascer-do-sol estava irresistível, raridade nesta cidade cinza, pena que não pude contemplá-lo como gostaria, tinha que ir para aula. Mas foi uma experiência interessante assistí-lo, e ainda ter como trilha sonora o CD da Maria Rita, "Samba Meu", que é incrível!! Senti uma alegria tão grande, parecida com amor, e que permeou todo o meu dia. Um sensação de fazer parte, de ser especial, como se só eu tivesse sido escolhida para ver aquele espetáculo, ao mesmo tempo, como se a Natureza, quase sem querer, estivesse me dizendo quão pequenina sou, e sou, diante de tamanha grandeza.
E novamente penso na questão do tempo, se eu tivesse saído minutos antes ou depois, meu dia teria sido bem diferente, não necessariamente pior, só, diferente. E constato que preciso "respirar" em minha ansiedade, o sol não vai nascer mais rápido porque eu preciso ir para a faculdade.
Quando eu era pequena sempre ficava intrigada de nunca conseguir ver o momento exato que o dia clareava ou que a noite chegava, eu achava que Deus me escondia alguma coisa, só quando eu estava dormindo, ou de olhos fechados, é que Ele fazia essa mágica.
Agora cresci, apaixonada pelas coisas simples da vida, pequenos e belos espetáculos, gratuitos e aberto ao público, mas que nem sempre consigo assistir. Hoje consegui, pelo menos o primeiro ato, e foi um dia bom...

5 comentários:

Anônimo disse...

Salve!

não há nada mais que eu ou alguém possa acrescentar a esta belíssima descrição do que seja um dia nascendo dentro da alma de alguém, dentro do núcleo gestáltico do que venha a ser chamado futuramente de alegria, de contentamento ou do que quer que seja bom e belo.

mas, apesar disso, há algo a dizer dessa delicadíssima mulher que consegue captar tamanha poesia de um dia que raia, de mais um dia simples e cotidiano como quaisquer outros seriam não fosse uma enorme capacidade de enxergar beleza em cada pequena fresta de luminosidade que se esboce a ser um novo dia.

é Dona Lélia, descrever uma manhã como a que li neste blog é coisa para pouquíssimas pessoas. Coisa de quem tem a alma pronta para ver no invisível aquilo a que chamamos "Deus".

Saravá a todos os sortudos leitores deste blogo...

Lélia Campos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lélia Campos disse...

Isso vindo de um poeta do samba de sua categoria, me faz acreditar que estou no caminho certo! Obrigada, querido!

Anônimo disse...

olha só quem apareceu por aqui!
fico muito feliz por seu sábado e, de alguma forma, ainda que mínima, ter participado dele.
um beijo e estou sempre de olho aqui!

Lélia Campos disse...

Mas esse blog tá ficando muito "chic"! Além de professores doutores, amigos talentosos, poetas, agora tenho até um filósofo, que já é querido pra mim, para me acompanhar nessa aventura com as palavras. Humildemente, agradeço!! Evoé!!!