quinta-feira, 10 de abril de 2008

Pensando sobre a educação

Parte do que escrevi aqui, foi de um cometário que fiz no blog do meu professor de Tecnologia, professor Jarbas, que já admiro desde o primeiro encontro, por sua maneira inusitada e eficiente de ensinar, seu blog é o Boteco escola, http://jarbas.wordpress.com/, já está entre aqueles que recomendo a visita, e reafirmo que é um espaço imperdível de conhecimento e troca. Foi com certeza umas das minhas inspirações para criar este blog.


Por que temos sempre que achar culpados pra nossa falta de interesse frente às adversidades em todos os campos de nossa vida?
Vivemos um caos no sistema educacional, uns presos a métodos tradicionais, outros completamente alheios à existência deles, principalmente em minha área de atuação. Acredito no ensino com uma aprendizagem significativa, professores muito preparados, mas abertos ao que o aluno tem a lhe oferecer, seu papel é o de mediador de conhecimento, professores criativos e curiosos, não é possível ignorar o aluno quando se está ensinando, e muito menos ficar preso a um único método de ensino, pois muitas vezes determinado aluno não se adapta a ele, temos que desafiar o aluno, tornar necessário o aprendizado pra ele, instigá-lo.
Não adianta lamentar a quantidade de informações que nos chegam, ou o governo que não paga bem ao professor, ou o aluno que não gosta de estudar, é preciso que nos ocupemos da vontade de estar cada dia mais preparados para exercer o nosso ofício com excelência, para nos expor frente àquilo que não conhecemos, com curiosidade e uma dose extra de imaginação.
Ainda estou no começo do curso de licenciatura, e não sei se minha visão irá mudar, mas por enquanto o que posso afirmar é que, acima de qualquer método, conceito ou notório saber está o afeto, e só sei ensinar se for por esta via.

3 comentários:

Aline Baba disse...

obrigada querida! vou colocar o link do seu blog no meu tb1


bjsss

René Piazentin disse...

Olha só a Lélia, que bacana isso tudo. Espero em breve ver a "Paixão Segundo GH" na sua lista... Está me devendo!
Beijos querida

Fermina Daza disse...

Excelente.

Ponto de vista de quem realmente tem vontade daquilo que almeja.
Nem todos almejam algo e sentem o coração pulsar da mesma maneira.

Concordo. Concordo. E Concordo.

Criatividade para o DESPERTAR no aluno a ansia pelo desconhecido.
Educar, instigar, refletir, provocar, transformar, reaver...
Bom saber que tenho uma colega que pretente fazer algo para construir uma nova educação neste país.
Fico muito feliz em ler isso.

Passarei sempre.
Beijos


www.fernandapansica.blogspot.com