“Todo o tempo precisamos estar preparados para o desconhecido, para as situações surpresa. Nelas reside a energia, os valores artísticos. Arte não é criada, necessariamente, num estúdio. Este livro mostra que a arte pode acontecer na rua, nas árvores, na penumbra, à beira-mar, no campo, num beliche. A arte precisa ser experimentada, vivida, numa perspectiva ampla. (...) Eu tenho observado a criatividade das crianças quando brincam com diferentes materiais, como elas constroem, desmontam, remontam, contemplando, pesquisando.
Nós somos muito mais criativos do que pensamos que somos. Uma tarefa criativa brilhante é aquela que faz o aluno pensar para além dos limites dados, ou quebrar fronteiras.”
Ana Marie Holm
Durante uma visita ao meu amado amigo Auber, entre tantos assuntos em pauta, já que a saudade era imensa, começamos a falar sobre Arte e Educação e ele me emprestou um livro que me fascinou, o nome do livro (catálogo do MAM) é “Fazer e Pensar Arte” da artista e educadora dinamarquesa Anna Marie Holm. É exatamente como penso que a arte deveria ser ensinada. Adoraria ter aprendido dessa maneira, e é assim que pretendo ensinar-aprender com meus alunos.
“Se uma obra de arte tem que ser necessariamente bela, a resposta virá da concepção de belo e de arte de cada pessoa. Assim como uma aula de arte, bela ou não, será sempre conseqüência da concepção de arte de cada professor. Caem por terra, portanto, todos os métodos e fórmulas prontas para o ensino de arte. Se aceitarmos esse princípio, cada professor terá de encontrar seu próprio caminho, a partir de suas escolhas estéticas e de como concebe o sujeito a ser educado: autor ou reprodutor? Anna Marie é uma artista contemporânea. Logo, suas aulas são fruto dessa maneira de ver o mundo. Porém, o que está em jogo neste livro é o modo como registrou seu trabalho cotidiano, permitindo que partilhemos seus desafios, descobertas e reflexões. Mais importante do que discutirmos as diferenças entre as realidades da Dinamarca e do Brasil, o número de crianças em cada aula, os materiais disponíveis, é observarmos onde e como Anna Marie encontra e propõe os desafios para as crianças. Porque ela chama suas aulas de desafios. E é nesta palavra que se encontra a chave para a leitura deste livro.”
(Descrição sobre o livro retirada do site http://www.planetanews.com.br/.)
5 comentários:
Mto bom, quem derá se a arte fosse ensinada assim, alias um dia será. Eu realmente adoraria aprender dessa forma. Ah! Esse texto me ajudou a resolver um probleminha numa peça. Obrigado por dividir isso que foi especial pra você, pois me ajudou!
Que bom Leco! Fico feliz de ter ajudado você!
“ Somente o passo em direção ao novo nos garante a felicidade das surpresas!
(Pe. Fábio de Melo) ”
Eu recebo a arte em minha vida como se estivesse de pés descalços: na minha humildade e simplicidade e esta nudez de pés é a minha ousadia, para abrir-me ao desconhecido, ao mundo novo de surpresas.
Inventar é uma questão de inspiração e esta só me recorre em momentos que menos espero, ou quando estou em sintonia com o universo, não importando muito o lugar, a hora ou o momento, o importante é estar em paz com meus sentidos. É na tranqüilidade que se cria. E ver a criação tomando forma e sentido, como se algo me inebriasse, só se torna ainda mais gratificante quando vida a esta se dá a cada nova interpretação.
Por isso tvz seja este o único motivo pq
Eu ame a vida que nunca vi,
Que só tem forma em minha fantasia,
Que se retira ao clarear o dia,
Que a noite toda permanece em minha mente.
Que transborda entre meus sonhos
Que habita meu dia como ao vivo que é.
Eu amo a arte pq eh nela que mais me conheço,
Que tem poder estranho sobre mim,
Que sabe a hora em que é bem vinda
Que sabe a hora de partir.
Talvez um dia eu possa ver seu rosto
E perceber, tomado pelo susto,
Que ele não cabe neste mundo de verdade.
... E nesse dia hei de dormir o sono
De quem conhece a face do imaginário,
Sob a canção que embala a realidade.
k lgal, fco bem feliz de ter vc no meu blog...continue a nos visitar pq tenho a imensa felicidade de dividir estes momentos com pessoas que sabem tratar da melhor forma a inspiração que nos conduz neste universo poético.
Sempre será uma honra ter um comentario seu no meu blog.
Enfim visite-nos sempre, será bem vinda.
bjos.
OLÁ,
VOCÊ SABE ONDE POSSO ENCONTRAR ESTE LIVRO? QUERO COMPRÁ-LO MAS NÃO ENCONTRO...
OBRIGADA
Postar um comentário