O rio... a espera... esse livro me despertou mais uma vez...
.Sidarta começa sua caminhada assim...
.“Um único objetivo surgia diante de Sidarta, o objetivo de tornar-se vazio, vazio de sede, vazio de desejos, vazio de sonhos, vazio de alegria e de pesar. Exterminar-se distanciando-se de si mesmo; cessar de ser um eu; encontrar sossego, após ter evacuado o coração; abrir-se ao milagre, com o pensamento desindividualizado – eis o que era o seu propósito. Quando todo e qualquer eu estivesse dominado e morto, quando, dentro do coração, se calassem todos os anseios e instintos, inevitavelmente despertaria no seu ser a quinta-essência, o último elemento, aquilo que já não fosse eu, o grande mistério.”
.E assim termina... assim chega ao rio... assim aprende...
.“E com isso te comunico uma doutrina que te fará rir, ó Govinda: tenho para mim que o amor é o que há de mais importante no mundo. Analisar o mundo, explicá-lo, menosprezá-lo, talvez caiba aos grandes pensadores. Mas para mim me interessa exclusivamente que eu seja capaz de amar o mundo, de não sentir desprezo por ele, de não odiar nem a ele nem a mim mesmo, de contemplar a ele, a mim, a todas as criaturas com amor, admiração e reverência.”
.E disse mais...
.“Talvez seja esta a razão por que não encontres a paz: o excesso de palavras. (...) as coisas têm, a meu ver, mais valor do que as palavras. O gesto da sua mão me importa mais do que as suas opiniões. Não é nos seus discursos e nas suas idéias que se me depara a sua grandeza, senão unicamente nos seus atos e na sua vida.”
.Na noite em que terminei esse livro tive o seguinte sonho...
.
Grandes animais marinhos, com aspectos monstruosos estavam invadindo as praias. Não sei porque, mas não senti medo e resolvi me aproximar a nado. Descobri que eram animais dóceis, que estavam encalhados, com dor, machucados e precisavam de ajuda para voltarem ao mar.
.
Alguma relação maluca deve existir, mas não vou saber analisá-la. O que fica é a sensação de busca, quero chegar ao rio, pronta para ouvir o que ele tiver a me ensinar.
Estou indo na direção certa? Chegarei a ele? Quanto ainda falta caminhar?