domingo, 1 de junho de 2008

"Fazer e Pensar Arte"



“Todo o tempo precisamos estar preparados para o desconhecido, para as situações surpresa. Nelas reside a energia, os valores artísticos. Arte não é criada, necessariamente, num estúdio. Este livro mostra que a arte pode acontecer na rua, nas árvores, na penumbra, à beira-mar, no campo, num beliche. A arte precisa ser experimentada, vivida, numa perspectiva ampla. (...) Eu tenho observado a criatividade das crianças quando brincam com diferentes materiais, como elas constroem, desmontam, remontam, contemplando, pesquisando.
Nós somos muito mais criativos do que pensamos que somos. Uma tarefa criativa brilhante é aquela que faz o aluno pensar para além dos limites dados, ou quebrar fronteiras.”

Ana Marie Holm


Durante uma visita ao meu amado amigo Auber, entre tantos assuntos em pauta, já que a saudade era imensa, começamos a falar sobre Arte e Educação e ele me emprestou um livro que me fascinou, o nome do livro (catálogo do MAM) é “Fazer e Pensar Arte” da artista e educadora dinamarquesa Anna Marie Holm. É exatamente como penso que a arte deveria ser ensinada. Adoraria ter aprendido dessa maneira, e é assim que pretendo ensinar-aprender com meus alunos.

“Se uma obra de arte tem que ser necessariamente bela, a resposta virá da concepção de belo e de arte de cada pessoa. Assim como uma aula de arte, bela ou não, será sempre conseqüência da concepção de arte de cada professor. Caem por terra, portanto, todos os métodos e fórmulas prontas para o ensino de arte. Se aceitarmos esse princípio, cada professor terá de encontrar seu próprio caminho, a partir de suas escolhas estéticas e de como concebe o sujeito a ser educado: autor ou reprodutor? Anna Marie é uma artista contemporânea. Logo, suas aulas são fruto dessa maneira de ver o mundo. Porém, o que está em jogo neste livro é o modo como registrou seu trabalho cotidiano, permitindo que partilhemos seus desafios, descobertas e reflexões. Mais importante do que discutirmos as diferenças entre as realidades da Dinamarca e do Brasil, o número de crianças em cada aula, os materiais disponíveis, é observarmos onde e como Anna Marie encontra e propõe os desafios para as crianças. Porque ela chama suas aulas de desafios. E é nesta palavra que se encontra a chave para a leitura deste livro.”
(Descrição sobre o livro retirada do site http://www.planetanews.com.br/.)

5 comentários:

Leco Vilela disse...

Mto bom, quem derá se a arte fosse ensinada assim, alias um dia será. Eu realmente adoraria aprender dessa forma. Ah! Esse texto me ajudou a resolver um probleminha numa peça. Obrigado por dividir isso que foi especial pra você, pois me ajudou!

Lélia Campos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lélia Campos disse...

Que bom Leco! Fico feliz de ter ajudado você!

Alair Toledo disse...

“ Somente o passo em direção ao novo nos garante a felicidade das surpresas!
(Pe. Fábio de Melo) ”

Eu recebo a arte em minha vida como se estivesse de pés descalços: na minha humildade e simplicidade e esta nudez de pés é a minha ousadia, para abrir-me ao desconhecido, ao mundo novo de surpresas.
Inventar é uma questão de inspiração e esta só me recorre em momentos que menos espero, ou quando estou em sintonia com o universo, não importando muito o lugar, a hora ou o momento, o importante é estar em paz com meus sentidos. É na tranqüilidade que se cria. E ver a criação tomando forma e sentido, como se algo me inebriasse, só se torna ainda mais gratificante quando vida a esta se dá a cada nova interpretação.

Por isso tvz seja este o único motivo pq
Eu ame a vida que nunca vi,
Que só tem forma em minha fantasia,
Que se retira ao clarear o dia,
Que a noite toda permanece em minha mente.
Que transborda entre meus sonhos
Que habita meu dia como ao vivo que é.
Eu amo a arte pq eh nela que mais me conheço,
Que tem poder estranho sobre mim,
Que sabe a hora em que é bem vinda
Que sabe a hora de partir.
Talvez um dia eu possa ver seu rosto
E perceber, tomado pelo susto,
Que ele não cabe neste mundo de verdade.
... E nesse dia hei de dormir o sono
De quem conhece a face do imaginário,
Sob a canção que embala a realidade.

k lgal, fco bem feliz de ter vc no meu blog...continue a nos visitar pq tenho a imensa felicidade de dividir estes momentos com pessoas que sabem tratar da melhor forma a inspiração que nos conduz neste universo poético.
Sempre será uma honra ter um comentario seu no meu blog.
Enfim visite-nos sempre, será bem vinda.

bjos.

* disse...

OLÁ,
VOCÊ SABE ONDE POSSO ENCONTRAR ESTE LIVRO? QUERO COMPRÁ-LO MAS NÃO ENCONTRO...
OBRIGADA