domingo, 8 de junho de 2008

Alegoria da pequena árvore


Estava passando pela Praça Panamericana e enquanto esperava o sinal esverdear, parei para observar uma arvorezinha que não estava lá dias atrás. Ela não estava, ou eu não estava pra ela? Não sei, o fato é que ela não existia, pra mim. Mas todo o universo conspirou pra que finalmente a gente se encontrasse. Não resisti e tirei uma foto dela. Não sei se a olharia da mesma maneira se fosse um outro horário, em que o pôr-do-sol não a estivesse evidenciando. Sempre passo por essa região e meus olhos nunca haviam percorrido a direção em que estava aquela pequena árvore. Como minhas percepções e meus olhos são confusos e desatentos! Lembrei-me da andorinha do conto “O Príncipe Feliz” de Oscar Wilde.

“Uma noite, voou por cima da cidade uma andorinha. As suas amigas tinham partido para o Egito havia seis semanas; ela, porém, se atrasara, enamorada como estava de um junco muito gracioso. Conhecera-o nos princípios da primavera, no momento em que descia o rio perseguindo uma grande borboleta amarela, e por tal forma a atraíra a cintura esbelta do junco, que se detivera para falar com ele.
E o junco fizera-lhe uma profunda vênia. Voara, então, repetidas vezes à roda dele, roçando a água com as pontas das asas e produzindo mil ondulações de prata. Era este o seu modo de lhe fazer a corte, e prolongou-a por todo o verão.
- Que afeição mais ridícula! - chilreavam as outras andorinhas. - Ele não tem dinheiro e tem muitos parentes.
Quando o outono chegou, todas as andorinhas foram embora. Depois que partiram, começou ela a sentir-se muito só e a enfastiar-se de seu amado.
- O junco não diz uma palavra - observou ela - e receio que seja um pouco leviano, porque está sempre a flertar com a brisa.
- Além do mais, ele é muito caseiro – continuou - enquanto eu adoro as viagens, e o meu esposo deve, por conseqüência, gostar de viajar também.
- Queres vir comigo? – perguntou, por fim.
- Mas o junco abanou a cabeça; era por demais pajeado ao seu lar para poder segui-la.
- Tens andado a brincar comigo – disse ela. – Vou partir para as pirâmides. Adeus!”

As pirâmides!!! É... pode ser.

Antes disso recomendo uma visita a Web Gincana sobre Filosofia, destinada aos alunos do Ensino Médio, trabalho da disciplina de Tecnologia Educacional.
http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=7382&id_pagina=1

3 comentários:

dineia disse...

Caros alunos Lélia, Flávio, Rogério e Wagner- VI, li e e curti a WEBQUEST que vocês elaboraram.Parabéns! Gostei e recomendo para todos os alunos do curso de Formação de professores.Abraços Prof. Dinéia Hypolitto

Anônimo disse...

Olá Lélia estou visitando o seu blog a convite da professora dinéia. parabéns! está lindo. abraços prof. denize thomaz

Lélia Campos disse...

Obrigada professoras! Pela atenção e carinho!!!