domingo, 13 de abril de 2008




Como é boa a sensação de assistir a um ótimo espetáculo...
Um misto de revolta e ternura me invadiu ao assistir esta poética, delicada e intensa peça.
Tão vivo!!! Ao sair do teatro, estava num estado diferente do que cheguei, senti uma calma, tinha a impressão que todos os meus movimentos estavam saindo em câmera lenta. Reverberação. Ou necessidade de reverberar o espetáculo. Não era possível sair dali e ser banal, fazer social com a "classe" teatral que ali se encontrava, foi preciso silenciar, pelo menos por alguns instantes, para possibilitar o acesso a camadas mais subterrâneas de mim, do outro, do mundo... trocando em miudos, para refletir um cadinho.
O espetáculo Ícaro já foi apresentado mais de 700 vezes em países de todo o mundo, a direção e interpretação é de Daniele Finzi Pasca, fundador do Teatro Sunil, da Suiça, no ano de 1983. Este espetáculo foi escrito por Daniele em um breve período de prisão em que ele passou na Suiça, por não servir o exército, a peça testemunha a luta contra o poder, a doença, o cheiro da morte. A história retrata o primeiro encontro entre um paciente recém chegado em um hospital psiquiátrico e seu companheiro que já está lá a três anos. Para vencerem a solidão e a insônia, partem para um viagem imaginária, se revoltando contra o destino que os prendem entre os lençóis da cama do hospital.
Infelizmente, o espetáculo veio ao Brasil para somente três apresentações, sendo o último dia hoje, as 18hs. Caso o espetáculo volte, ou caso você viaje pelo mundo onde este espetáculo estiver em cartaz, recomendo que o inclua em sua programação. É realmente imperdível. Àqueles que por aqui passarem e que tenham assistido, peço que comentem suas sensações, impressões, reverberações...
PS: E terminar a noite na companhia de Clarice, e de outras boas companhias, foi realmente especial.
Visitem o Blog http://gregorsamsara.blogspot.com/2008/04/caro-parte-2.html, é o Blog do René, seu olhar sobre o espetáculo é digno de se espiar e se inspirar...

4 comentários:

lulooker disse...

Amada!
Entãoa gora você também é blogueira? Que bom, assim sinto que conversos um tiquinho contigo, pelas suas opiniões, sensações, impressões... Virei sempre te visitar. Aliás, vou colocar um link para o seu blog lá no meu!!
Beijos
Lu

IC disse...

Cheguei aqui através do comentário que deixou no blog do Miguel Pinto, "viajei", portanto, de Portugal até ao Brasil :)
Adorei a selecção de "inspirações", com os Cem anos de solidão à cabeça ;)
Felicidades para o seu blog!

René Piazentin disse...

Obrigado querida, pela indicação da peça, pela companhia na companhia de Clarice, pelo trecho do Água Viva.
E pelo Barão também!
Beijo!

Miguel Pinto disse...

O mundo é muito pequeno, Lélia :) É um prazer sempre que descubro um outròólhar... contingente e situado ;)