quinta-feira, 24 de abril de 2008

Antes do pôr-do-sol


Hoje senti muita vontade de rever esse filme, não sei bem porque, quer dizer, talvez eu tenha um idéia, mas não vem ao caso. O fato é que novamente foi um experiência enriquecedora.
Este filme é a sequência de "Antes do Amanhecer". Celine e Jesse se reencontram depois de 9 anos, em Paris. Os dois jovens idealistas e românticos se tornaram melancólicos e pessimistas. Os últimos 10 ou 15 minutos do filme são perturbadores. E é tudo tão simples, duas pessoas conversando, mas com muita profundidade e intensidade, um diálogo incrivelmente bem construído, é inteligente e inquietante, dá a impressão de uma conversa quase cotidiana, sem ser banal, tudo é preenchido, de história, de desencontros, de fracassos e de desilusões.

"Celine - Achei melhor parar de romancear as coisas. Eu vivia sofrendo o tempo todo. Tenho muitos sonhos que não tem nada a ver com minha vida afetiva... Pra mim, realidade e amor são contraditórios. "

Os personagens questionam o romantismo, mas no fim, permanecem românticos.

"Jesse - Agora, percebi. Quer saber porque escrevi esse livro imbecil? Para poder lhe perguntar 'Por onde você andou?' Acho que escrevi para tentar encontrar você."

Pois é, por mais que eu me esforce para ser prática, por mais que eu tente não acreditar em principe encantado, por mais que eu trabalhe minha mente e meu coração para a possibilidade de ser feliz sozinha... Não a nada melhor do que estar apaixonada! Acho que, no fundo, todos nós gostaríamos de ser encontrados.

Um comentário:

Fermina Daza disse...

Poxa, Lélia!
Eu adoro o filme, mas gostei muito mais do seu último parágrafo.
Quero muuuuito ser encontrada!
E gosto de acreditar no príncipe, sabe? Não fico na inércia o esperando, mas acredito no amor verdadeiro.
Adorei o post.
Como sempre...leve...coisa boa de ler.
Beijos,
...estou voltando pra facu.
Té lá.